Já se perguntou o quanto o Jiu Jitsu Infantil pode fazer diferença no desenvolvimento de uma criança? Preste atenção na seguinte citação:
“Eu sugiro que os pais coloquem seus filhos no Jiu Jitsu antes de qualquer esporte”.
Essas palavras parecem, à primeira vista, serem de autoria de um Professor de Jiu Jitsu, ou mesmo de um atleta campeão do esporte!
No entanto, o autor por trás dessa frase é ninguém menos que o maior surfista de todos os tempos, Kelly Slater!
11 vezes campeão mundial de Surf e Faixa Azul de Jiu Jitsu, Slater tem dezenas de ”porquês” para trazer uma afirmação tão poderosa em suas redes sociais.
No post de hoje traremos alguns dos inúmeros benefícios do Jiu Jitsu para Crianças. Confira agora os 6 Principais motivos para você matricular seu filho no Jiu Jitsu Infantil.
Conheça a metodologia Rilion Gracie Trindade de Jiu Jitsu Infantil e agende uma aula experimental.
Anti-bullying
Um estudo de 2010 afirma que 45% dos alunos de ensino fundamental já sofreram com bullying. Além disso, em um estudo mais recente, estima-se que 1 a cada 10 alunos são vítimas constantes de piadas, ofensas e agressões.
Uma criança praticante da arte suave não apenas aprende técnicas específicas de defesa pessoal, como também desenvolve aspectos psicológicos capazes de ensiná-la a reagir da melhor forma em situações de risco.
Por não temer mais o combate e apresentar maior autoconfiança, ela aprende a dialogar e se impor diante de situações humilhantes, sem necessariamente precisar da força física para tal.
Disciplina e respeito pelo próximo
E não apenas as vítimas de agressões são beneficiadas pelo Jiu Jitsu.
Quando perguntado ao multicampeão do Surf o porquê dele recomendar fortemente o Jiu Jitsu para crianças, Slater se explicou:
“eles tem muito respeito uns pelos outros…há algo que te coloca no seu lugar, mesmo se você é o melhor e mais graduado… com o Jiu Jitsu vem a confiança”
Concordamos mais uma vez com Slater: a prática do Jiu Jitsu exige e ensina a disciplina e o total respeito pelas diferenças. Portanto, um verdadeiro jiujiteiro não seria capaz sentir prazer em subjulgar ou agredir um colega de classe.
Além disso, um bom Professor de Jiu Jitsu Infantil desaprova por completo atitudes agressivas, prática de bullying, indisciplina na escola, dentre outras práticas negativas dentro do tatame.
Jiu Jitsu Infantil ensina a lidar com frustrações
Devido à alta complexidade dessa arte marcial, todo iniciante no Jiu Jitsu – seja um adulto ou uma criança – estará exposto constantemente às frustrações.
Contudo, uma maiores belezas do Jiu Jitsu é a capacidade de “bater” e começar de novo.
Desde o primeiro nó na faixa o aluno encontrará desafios em sua frente. Assim, a única forma de continuar ativo no Jiu Jitsu é aprendendo com cada erro durante a sua caminhada.
Portanto, um indivíduo que praticou Jiu Jitsu durante a infância possui maior controle emocional para encarar as dificuldades que encontrar, seja nos estudos, no trabalho ou na vida.
Obesidade e saúde
Estudos indicam que a alimentação desequilibrada e o sedentarismo são os dois maiores causadores de obesidade infantil no mundo. E o Jiu Jitsu é uma forma eficiente de combater ambas!
Ao mesmo tempo que é uma atividade física com exigências variadas e alto gasto calórico, o Jiu Jitsu possui uma filosofia fortemente ligada a nutrição e saúde.
A própria Família Gracie, difusora do Jiu Jitsu Brasileiro pelo mundo, é famosa não apenas pela arte marcial em si, mas por suas crenças nutricionais, a exemplo da Dieta Gracie.
A Autoconfiança no Jiu Jitsu Infantil
A jornada no Jiu Jitsu é repleta de desafios e dificuldades. Porém, grandes recompensas aguardam aqueles que atravessam firmes essa caminhada.
Cada nova graduação é um degrau superado. E não são apenas as cores da faixa que mudam em um praticante.
Como o Jiu Jitsu apresenta dezenas de desafios diários para uma criança Isto faz com que o acúmulo dessas realizações faz com que ela desenvolva cada vez mais sua autoconfiança.
A cada técnica aprendida, competição participada e graduação conquistada a criança vai se tornando mais confiante e capaz de encarar os próximos desafios no tatame e na vida.
Jiu Jitsu é muito mais que uma luta. Conheça os 12 Mandamento de Carlos Gracie.
Socialização e amizades
Não há lugar mais propenso para fazer amigos que o tatame!
O contato e a proximidade entre os praticantes são muito maiores durante uma aula de Jiu Jitsu do que em qualquer esporte.
A repetição de técnicas, as atividades e até as disputas saudáveis dentro do tatame fortalecem os laços de amizade, criando vínculos duradouros entre os colegas.
Por isso, uma criança que treina Jiu Jitsu se torna mais sociável e acaba por fazer mais amigos dentro e fora do tatame.
Jiu Jitsu Infantil é diversão!
Com os menores, a aula é feita de forma lúdica e dinâmica. Isso porque cada idade apresenta necessidades e limites típicos dessa fase.
Além de melhorar a saúde física e psicológica de seus filhos, o Jiu Jitsu também é capaz de mantê-lo envolvido durante toda a prática.
Isso porque as possibilidades de atividades e brincadeiras são inúmeras dentro de um tatame, e o aprendizado é praticante infinito.
Mesmo aquelas crianças que não se envolvem em esportes no período escolar têm extrema facilidade em se divertir durante uma prática de Jiu Jitsu.
Jiu Jitsu Infantil na Prática
Portanto, o que você está esperando para sugerir uma aula experimental de Jiu Jitsu para seus filhos?
Na Rilion Gracie Trindade, temos turmas para Crianças a partir dos 3 anos, cada uma delas respeitando a fase atual de desenvolvimento.
Para maiores informações sobre o Jiu Jitsu Infantil em Florianópolis, clique aqui.
O que achou do conteúdo? Se tiver alguma dúvida ou sugestão, responda aqui nos comentários.
Confira também nossa página no Instagram e Facebook para conhecer um pouco mais sobre o Jiu Jitsu e a nossa equipe.
Oss!