Uma das melhores decisões da minha vida foi vestir o meu primeiro kimono para receber os Benefícios do Jiu Jitsu.
Para qualquer apaixonado pela arte suave é natural listar uma dezena de melhorias (ou até centenas delas) que a arte suave trouxe à suas rotinas.
Porém, para aqueles indivíduos que ainda não pisaram em um tatame, não é fácil compreender o quanto essa prática pode impactar positivamente em seu estilo de vida.
Portanto, aqui vai uma lista dos 8 principais benefícios que farão você querer treinar Jiu Jitsu agora mesmo!
1 – Autoconfiança é o primeiro dos benefícios do Jiu Jitsu
Um estudo desenvolvido na UNICAMP concluiu que praticantes de Jiu Jitsu possuem níveis mais elevados de autoestima e autoconfiança que aqueles que não treinam a arte suave.
Define-se autoconfiança pela capacidade que um indivíduo possui de confiar em sua própria capacidade de realizar algo e superar desafios.
Desde o primeiro passo no tatame, o praticante de Jiu Jitsu é obrigado a sair constantemente da sua zona de conforto.
Cada grau conquistado representa dezenas de barreiras superadas, deixando ele mais confiante na própria capacidade e pronto para os próximos desafios.
2 – Novas amizades
Não há lugar melhor para conhecer pessoas e criar laços de amizades que o tatame.
Quando você integra uma equipe forte e unida, você passa a fazer parte dela em todos os sentidos.
Pouco a pouco seus parceiros de treino vão se tornando grandes amigos. O tatame passa a ser a sua segunda casa e o Jiu Jitsu sua segunda família.
3 – Defesa Pessoal é um dos principais Benefícios do Jiu Jitsu
“É melhor saber e não precisar do que precisar e não saber!”
O Jiu Jitsu foi testado contra as mais diversas artes marciais e esportes de combate, em meio aos “Desafios Gracie” e até a popularização do UFC.
Por se basear em conceitos inteligentes de alavanca, o Gracie Jiu Jitsu permitiu que lutadores mais fracos vencessem adversários com até o dobro do peso.
Nos dias de hoje o Jiu Jitsu é reconhecido com uma das artes marciais mais eficientes e completas no combate corpo-a-corpo.
E isso não apenas em esportes de luta, mas inclusive nas forças armadas e instituições de segurança pública e privada.
4 – Queima de calorias e definição corporal
O Jiu Jitsu é um esporte complexo, que alterna altas e baixas intensidades de esforço, ao mesmo tempo que recruta diversos músculos do seu corpo.
Como resultado, a queima calórica de uma sessão de Jiu Jitsu pode chegar até 1500kcal, dependendo da intensidade.
E por exigir fortemente tanto as fontes anaeróbicas e aeróbicas, o Jiu Jitsu não somente é capaz de acelerar o emagrecimento, como ajuda a definir as musculaturas do core, ombros e braços, por exemplo.
5 – Controle da ansiedade e depressão
Segundo dados da própria OMS (Organização Mundial da Saúde), estima-se que o Brasil ocupa o 5º lugar entre os países mais depressivos do Mundo. Além disso, o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking dos países mais depressivos.
Já quando avaliados os distúrbios de ansiedade, a situação se via pior: o Brasil liderava o ranking! Dados mais recentes estimaram ainda que esses números se agravaram após a crise e pandemia.
Já o Jiu Jitsu é uma das principais indicações para crianças hiperativas ou pessoas que sofrem com transtorno de ansiedade.
Isso porque, além do desgaste físico, a arte suave exige paciência e concentração ao praticante.
Além disso, a descargas hormonais (como a Endorfina) ao final de um treino intenso são capazes de gerar sensação de bem-estar e tranquilidade, auxiliando na melhora dos quadros de distúrbios emocionais.
6 – Melhora hábitos e elimina vícios
Se você pretende largar vícios como o cigarro e a má alimentação, encontrará no tatame um grande facilitador.
Nada será mais motivador do que sentir na pele o quanto esses péssimos hábitos influenciam negativamente na sua performance dentro do tatame.
Já, quando um praticante adota hábitos saudáveis, sua evolução no Jiu Jitsu é exponencialmente mais rápida.
Sua capacidade respiratória melhora, além da sua energia física e mental, fazendo com que ele seja capaz de dar o seu melhor e aprender mais a cada treino.
7 – Respeito pelas diferenças
O JIu Jitsu é um dos esportes mais democráticos do mundo.
As técnicas básicas do Jiu Jitsu foram desenvolvidas para que qualquer indivíduo possa aprender.
Portanto, não existe peso, gênero ou idade ideal para se treinar Jiu Jitsu. Todo praticante que se dedica e dá o seu melhor, vê os resultados chegando.
Isso faz com que você esteja lado a lado com pessoas diferentes de você, em um ambiente onde o respeito e a solidariedade são incentivados ao máximo.
8 – Os Benefícios do Jiu Jitsu na qualidade do seu sono
Um estudo realizado na Universidade do Estado de Oregon analisou os benefícios do exercício físico, chegando a conclusão de que 150 minutos semanais de exercícios físicos moderados resultaram em uma melhora de 65% na qualidade do sono.
Portanto, nada melhor do que 2 a 3 treinos de Jiu Jitsu por semana para combater a insônia e melhorar sua qualidade de vida!
Entregue-se aos benefícios do Jiu Jitsu
Então, agora que você conheceu os principais benefícios do Jiu Jitsu, que tal experimentar?
Aqui na Rilion Gracie Trindade, oferecemos uma aula Introdutória especial para aqueles que nunca treinaram Jiu Jitsu.
Essa aula é experimental e totalmente gratuita. Agende sua aula e conheça na prática os Benefícios do Jiu Jitsu para a sua rotina.
O que achou do conteúdo? Se tiver alguma dúvida ou sugestão, responda aqui nos comentários.
Confira também nossa página no Instagram e Facebook para conhecer um pouco mais sobre o Jiu Jitsu e a nossa equipe.
Oss!
Pingback: Jiu Jitsu Infantil: Porque toda criança deveria treinar Jiu Jitsu